A Paz do Senhor Jesus pra você

Prezados.
É com muito prazer que vos apresento o meu blog, cujo intuito é compartilhar tudo o que me for permitido pelo Senhor Jesus, a quem procuro reconhecer em todos os meus caminhos. Experiências, bênçãos, mensagens e louvores. Tudo o que for proveitoso, se as fontes forem confiáveis, e inspirações divinas, desejo que sejam bênçãos para sua vida. Você pode ser também meu amigo no Face (mencione o blog). Aos irmãos de outros países, também terei prazer em interagir com vocês, para juntos falarmos das maravilhas do Senhor, e nos informar sobre a situação do evangelho no mundo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

“A Julgar pelas aparências ele(a) é ...”

“Não atenteis para sua aparência... porque Deus não vê como vê o homem. Deus vê o coração”. (1 Samuel 16 : 7 )
O nosso hábito de julgar segundo o que vemos e ouvimos, como método de interpretação humana, já levou muitos a grandes abismos, materiais e espirituais. Infelizmente tais fatos ainda acontecem, visto que muitos ainda não perderam totalmente o espírito de inocência, podendo acontecer a qualquer um, e permanecemos sujeitos a decepções.
Se fossemos juntar os fatos, da história humana, das tantas ocorrências de traições e enganos motivados por aparências, para por eles gravar um filme, teríamos um cenário tão extenso de situações tão variadas que essa produção precisaria ser subdividida em episódios distintos de longas metragens.
Quantos negócios feitos sob a assinatura da palavra, da confiança, levaram tantos à ruína financeira (hoje em negociação não vale mais a palavra, e sim documento assinado);
Há casos de matrimônios, aparentemente bem estruturados, cuja separação, pela causa de um “amigo ou amiga, da família”, causou um desmoronamento generalizado àquelas estruturas.
Em todos os meios..., sejam políticos, religiosos, família, onde há seres humanos, ao longo de sua história, temos uma infinidade de fatos, devido à importância dos personagens. Mas as decepções, traições, não aconteceram somente com nobres, reis, grandes vultos históricos. Imagine então quanto teríamos se nada, entre pequenos ou grandes, deixasse de ser registrado.
Nosso breve comentário se ateve a fatos relacionados a questões humanas (homem/homem). Todavia não são poucas as ocorrências referentes as traições do homem para com Deus, coma relevante diferença: DEUS NÃO SE DEIXA ENGANAR. ELE É ONISCIENTE. ELE CONHECE AS INTENÇÕES DO HOMEM E SUAS PALAVRAS ANTES DE SEREM PRONUNCIADAS. (Hebreus 4 : 12)
Mas essa falsa impressão humana em relação ao espiritual é extremamente nociva ao plano de salvação divino. Membros, líderes religiosos, que se dizem algo que não são; que dizem sentir algo que não sentem; que dizem ter visões que nunca tiveram; que profetizam falsamente, porque não têm qualquer relacionamento com Deus. São aparências nocivas ao evangelho, porque as pessoas que investem todos os seus recursos, e fé, na ciência, pelo alívio de suas dores, enfermidades, problemas sentimentais, psicológicos, ..., vêem o último refúgio na busca espiritual, na intervenção divina. Essa será/seria a sua luz no “fim do túnel”. Mas quão terrível será essa luz se não significar o fim do túnel, e sim os faróis de um veículo em sua direção. Não é mesmo? Daí a importância de sabermos distinguir o falso do verdadeiro, mesmo que não seja fácil, ou mesmo que se perceba que onde nos encontramos nem tudo é verdadeiro para com Deus e também haja muitas aparências. Todavia, caminhando sob a Palavra de Deus, nós devemos ser íntegros, retos e tementes a Ele. “Mesmo que mil andem caídos ao nosso lado, e dez mil à nossa direita”, não sejamos fingidos, seja qual for a ameaça ou oferta. Deus sonda e esquadrinha a cada um, individualmente.
Mas como identificar o lugar certo para servir a Deus?

“Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.” (Mateus 7 : 18)

“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7 : 14)

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” (Mateus 7 : 15)

O primeiro versículo nos mostra que a conduta individual de quem se diz cristão o identifica, se o é de verdade;
O segundo versículo diz que andar nesse caminho não é fácil, é apertado. Tem-se que abdicar de uma vida inteira de costumes, vaidades, egoísmos, antigas companhias às farras, família (que pode ser contrária a sua decisão)..., enfim, há um certo grau de dificuldade; A seguir temos a aparência. Se fosse “vestidos como bodes”, seria fácil identificar. Mas “vestidos como ovelhas”, e nessas circunstâncias a identificação pode estar em detalhes, em que precisaremos de toda a vigilância, conferindo a “Palavra”, e do Espírito Santo.
Visto que a nossa santificação é gradual e somos constantemente aperfeiçoados por Deus, podemos ter suas dicas sobre igrejas que mais se aproximam de uma comunhão agradável. Porém não é sensato dizer que onde adoramos é superior a todas as demais, e você pode estar botando a mão no fogo pelo homem, sujeito a decepcionar-se. Talvez você considere a comunhão perfeita onde há o chamado “rétété”, as “profecias”(creio em profecia) e despreze as igrejas que possuem uma ordem de culto mais tradicional. Em ambos os lados se pode absorver, ou pode ocorrer, muita propaganda enganosa. Considerar sua denominação a exclusiva, a única certa, impossível.
O que devemos realmente é ser conscientes sobre a nossa vida espiritual, segundo a Palavra de Deus, sem julgar a quem quer que seja por sua aparência, exaltando ou menosprezando, ficar firmes, após fazer tudo o possível, ainda assim, pedir e confiar na misericórdia de Deus em favor da nossa salvação.
Que o Senhor Jesus te abençoe.
Aluizio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário, desde que responsável e idôneo em relação ao assunto abordado, é bem vindo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.